"O essencial de nossa vida é que fique
em alguma parte o fruto de nossa bondade"
Madre Anastasie







Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores

A Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores funciona, desde 1965, atendendo a alunos, a professores e a funcionários, com o objetivo de promover a aquisição, a organização, a conservação e a divulgação das informações, proporcionando aos usuários novos conhecimentos e lhes dando suporte às atividades de ensino/pesquisa.

2leep.com

21 de abril de 2011

Sexta-feira Santa


Todos os momentos temos Jesus no coração
Que esta semana santa seja a da adesão
Ao amor maior
Do discernimento do amor
Levando Paz e união
Que a humanidade olhe com mais atenção
A natureza que é lema da confraternização
Não pedimos por ela
Mas temos obrigação de cuidar dela


Fonte: www.luso-poemas.net

Madre Anastasie



Alexandrine Conduché é a fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Nascida em Compeyre, situada nas gargantas do Rio Tarn, França; de uma família muito pobre e de fé sólida, recebe uma educação escolar precoce e relativamente longa para a sua época: “ela era completa em tudo” relatam-nos as crônicas. Aos treze anos, para não mais permanecer ao encargo dos pais, ela sai de Compeyre e vai para o presbitério do seu tio Artières, em Tizac. O padre Artières, consciente das qualidade intelectuais da sua jovem sobrinha, decidiu abrir uma escola da qual se torna responsável. A competência de Alexandrine é logo reconhecida e devemos notar que, com um raro bom senso, ela sabe adaptar o seu ensinamento às necessidades dos seus alunos.
Muito sensível ao sofrimento, madre Anastasie não hesita em enviar, desde o início da fundação, Irmãs para visitar e cuidar dos doentes após as horas de aulas e, por vezes, uma irmã era encarregada dos doentes da paróquia, de dia e de noite.  As Irmãs aprendem assim a própria linguagem do Evangelho na qual o anúncio da Palavra é sempre acompanhada das palavras e gestos de bondade.

Feriado de Tiradentes


Apesar de hoje(21/04) ser feriado, você sabe porque é considerado feriado no nosso país? Na verdade, segundo uma pesquisa da PUC 58% dos brasileiros sabem que é feriado de Tiradentes mas não sabem, nem ao menos quem foi tal Tiradentes, se ele era dentista, ou se fazia dentaduras ou coisas assim.
Na verdade, Tiradentes ou Joaquim José da Silva Xavier foi um Martin brasileiro, que lutou pela inconfidência mineira, para libertar seu estado da tirania do reino português, e acabou sendo executado por querer a liberdade do país.
Depois de Tiradentes, vieram muito ativistas políticos que também lutaram pela liberdade do país, mas nenhum teve uma morte dão dolorosa quanto ele, que foi enforcado, esquartejado, e teve as partes de seu corpo expostas em postes na capital do império. Por isso, devemos lembrar que nesse dia, em 1792 um brasileiro morria para querer apenas liberdade para a nossa pátria.

8 de abril de 2011

Parabéns pelos 30 anos

Quem sabe o que que tem no bolo do Ziraldo?
Tem literatura, criatividade e alegria... tem cores, diversão e arte... tem amizade, histórias e amor...
No bolo do Ziraldo tem também muitas velinhas: são 78 dele, 50 da Turma do Pererê e 30 do Menino Maluquinho. Há muitos motivos para comemoração!

Conhecendo Ziraldo




Ziraldo Alves Pinto (Caratinga MG 1932). Desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador, jornalista e escritor. Apresenta seu primeiro desenho aos 7 anos de idade no jornal Folha de Minas, em 1939. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde colabora nos periódicos infantis Vida Infantil, Vida Juvenil e Sesinho e começa a publicar trabalhos na revista A Cigarra. Em 1952 ingressa na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e realiza trabalhos mensais na revista Era uma Vez. Em 1954, substitui o caricaturista Borjalo (1925 - 2004) no jornal Folha de Minas e colabora no jornalBinômio. Em 1957, muda-se para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, começa a trabalhar na  revista O Cruzeiro, onde, dois anos depois, cria o personagem Pererê. Com o sucesso desse personagem, a empresa O Cruzeiro passa a publicar uma revista mensal apenas com suas histórias. No ano de 1963, começa a trabalhar no Jornal do Brasil e, em 1964, na revista Pif-Paf, dirigida por Millôr Fernandes (1923). Em 1967, edita o suplemento dominicalCartum JS, do Jornal dos Sports. No ano seguinte, ganha destaque internacional, e tem seus desenhos publicados em revistas estrangeiras. Integra a equipe de fundadores do jornal O Pasquim, lançado em 1969. Desde então, dedica-se à publicação de livros infantis e, entre muitos títulos, destacam-se Flicts (1969), O Menino Maluquinho (1980) e O Bichinho da Maçã (1982). Em 1982 abandona a direção d'O Pasquim para dedicar-se principalmente à literatura infantil. Em 2002, começa a publicar um novo periódico chamado O Pasquim 21.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo

Contagem regressiva...

A leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos. Desperta o prazer, desenvolve o lúdico e o imaginário, enriquece o vocabulário, desenvolve a concentração, a paciência e o raciocínio. A descoberta de um novo mundo através da leitura faz com que o leitor busque novas leituras em ação contínua.
 Integre-se a nós – leia com seu(sua) filho(a), conte histórias, compre livros, troque livros... A leitura é um exercício prazeroso.
 No dia 09 de abril, os alunos de 1º aos 5º anos participarão de oficinas de leitura, coordenadas por professores  e mães convidadas. O escritor escolhido para a realização das oficinas foi Ziraldo e suas variadas obras.
Este evento é uma das estratégias do projeto de leitura: A construção do leitor: o enigma da leitura. As oficinas foram apresentadas aos alunos que escolheram por afinidade ou não.
Por: Eliana Prata, Coordenadora do EFI


I Encontro de Bibliotecas do Triângulo Mineiro

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães realizou hoje, dia 08/04/2011, o I Encontro de Bibliotecas do Triângulo Mineiro. E como não poderia faltar fomos prestigiar o evento.
Viviane, diretora da Biblioteca Pública Municipal, falou sobre a importância da leitura e de todo o trabalho desenvolvido dentro da biblioteca.


Maria Cury

Exposição de livros antigos

Matayoshi

Maria, Padre Prata, Rosângela

Bibliotur conhecendo área externa



Viviane, Tiago de melo, Rosângela, Maria, Adriana

A importância da leitura

"Imagine uma escola em que as crianças topam com um livro a toda a hora. Quando querem procurar algo para fazer, lá estão os exemplares, disponíveis. Se é hora de procurar informações, também estão eles lá, como opções. Para incentivar a escrita, contar histórias, eles são as estrelas. E aqui, estamos falando de literatura: uma história que faça o leitor viajar, encontrar com medos, ver suas dúvidas, dar muita risada, descobrir o mundo. E treinar muito, claro, sua capacidade de leitura, de entendimento, de prazer com o livro. 
Crianças que convivem em ambientes de leitores e para as quais adultos lêem com freqüência, interessam-se mais pela leitura e desenvolvem-se com maior facilidade nesta área." 

Fonte: revistacrescer.globo.com

 
Desenvolvido por Thaís Franco