18 de fevereiro de 2011
8 de fevereiro de 2011
Lista de livros da USP e da Unicamp vale apenas mais um ano
07:21
Biblioteca Cnsd
Se ler os livros obrigatórios da USP e da Unicamp parece uma tarefa árdua, quem vai prestar o vestibular neste ano teve a sorte de pegar a atual lista unificada em seu terceiro e último ano e, assim, teve mais tempo para se preparar.
Além de livros, faculdade particular cobra filmes e quadros
Anunciada com antecedência para permitir que os alunos leiam os livros ao longo do ensino médio, a lista vigente é a segunda que a USP e a Unicamp lançam juntas.
A próxima, que valerá para o triênio 2012-13-14, será divulgada nos próximos meses. A expectativa dos professores é que, como ocorreu da última vez, quando três livros foram trocados, boa parte das obras seja mantida.
Renato Pedrosa, coordenador da comissão que organiza a prova da Unicamp, diz que há uma preocupação de apenas incluir na lista livros de fácil acesso, preferencialmente de domínio público.
ORDEM DE LEITURA
Que os livros da lista precisam ser lidos com cuidado ninguém discute. Mas qual é a melhor ordem de leitura?
De acordo com os professores, é preciso fazer uma diferenciação: há alunos que precisam ler e os que precisam revisar. Cada grupo deve adotar uma tática diferente.
O melhor é que os alunos tenham tido oportunidade de ler os livros de forma cronológica no ensino médio. Para eles, ao fazer uma revisão das obras, a ordem de estudo pode ser sofisticada.
Cláudia Dunder, do cursinho 20 de Novembro, sugere para esses estudantes uma leitura a partir de temas, para facilitar comparações.
Assim, "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço", que falam de relações amorosas, podem ser estudados em sequência. Depois, "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras", que tratam do homem na sociedade. Por último, "Vidas Secas" e "Capitães da Areia", com temática social.
"Auto da Barca do Inferno", que é mais curto, pode ficar para depois de tudo. Já o livro de Vinicius de Moraes, só de poesias, deve ser lido em paralelo, durante o ano.
Já para quem precisa ler todos os nove livros em um ano, Nelson Dutra, do Objetivo, aconselha a leitura em nível gradativo de dificuldade.
Cada aluno, diz o professor, pode encontrar sua ordem ideal, mas é bom começar por "Capitães da Areia", que tem uma narrativa mais fácil e próxima do aluno.
Beatriz Celiberto, 16, está no terceiro ano do colégio Santa Amália da Saúde (zona sul de SP) e começou a ler a lista há dois anos. Ela pretende terminar os três livros que faltam no primeiro semestre deste ano. "Vou procurar resumos para relembrar os que já li", diz Beatriz, que, até agora, gostou mais de "Auto da Barca do Inferno".
Fonte: Folha.com
Além de livros, faculdade particular cobra filmes e quadros
Anunciada com antecedência para permitir que os alunos leiam os livros ao longo do ensino médio, a lista vigente é a segunda que a USP e a Unicamp lançam juntas.
A próxima, que valerá para o triênio 2012-13-14, será divulgada nos próximos meses. A expectativa dos professores é que, como ocorreu da última vez, quando três livros foram trocados, boa parte das obras seja mantida.
Renato Pedrosa, coordenador da comissão que organiza a prova da Unicamp, diz que há uma preocupação de apenas incluir na lista livros de fácil acesso, preferencialmente de domínio público.
ORDEM DE LEITURA
Que os livros da lista precisam ser lidos com cuidado ninguém discute. Mas qual é a melhor ordem de leitura?
De acordo com os professores, é preciso fazer uma diferenciação: há alunos que precisam ler e os que precisam revisar. Cada grupo deve adotar uma tática diferente.
O melhor é que os alunos tenham tido oportunidade de ler os livros de forma cronológica no ensino médio. Para eles, ao fazer uma revisão das obras, a ordem de estudo pode ser sofisticada.
Cláudia Dunder, do cursinho 20 de Novembro, sugere para esses estudantes uma leitura a partir de temas, para facilitar comparações.
Assim, "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço", que falam de relações amorosas, podem ser estudados em sequência. Depois, "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras", que tratam do homem na sociedade. Por último, "Vidas Secas" e "Capitães da Areia", com temática social.
"Auto da Barca do Inferno", que é mais curto, pode ficar para depois de tudo. Já o livro de Vinicius de Moraes, só de poesias, deve ser lido em paralelo, durante o ano.
Já para quem precisa ler todos os nove livros em um ano, Nelson Dutra, do Objetivo, aconselha a leitura em nível gradativo de dificuldade.
Cada aluno, diz o professor, pode encontrar sua ordem ideal, mas é bom começar por "Capitães da Areia", que tem uma narrativa mais fácil e próxima do aluno.
Beatriz Celiberto, 16, está no terceiro ano do colégio Santa Amália da Saúde (zona sul de SP) e começou a ler a lista há dois anos. Ela pretende terminar os três livros que faltam no primeiro semestre deste ano. "Vou procurar resumos para relembrar os que já li", diz Beatriz, que, até agora, gostou mais de "Auto da Barca do Inferno".
Fonte: Folha.com
1 de fevereiro de 2011
Pensando e Descobrindo o Mundo na Biblioteca CNSD.
06:07
Biblioteca Cnsd
Estamos iniciando mais um ano. Um novo ano cheio de oportunidade de fazer o bem e aprender muito.
Aproveite cada momento, sorria bastante, dance, encante e cante, brinque e seja sempre muito feliz!
Em 2011 participe conosco, envie seus desenhos, orações, dicas de brincadeiras, receitas de guloseimas, curiosidades e tudo o quê você desejar, use e abuse de sua criatividade , que nós colocaremos, aqui: www.bibliotecacnsd.blogspot.com/
27 de janeiro de 2011
O Cão Saltitão
04:47
Biblioteca Cnsd
Era uma vez um cão
que era muito brincalhão
um dia estava a saltar
e deu um grande trambolhão.
Fez um dói-dói na cabeça
coitadinho do nosso cão
bem feito para não ter pressa!
seu cãozinho malandrão.
Mas logo muito lampeiro
se levantou de seguida
coçou a cabeça e disse:
- Tenho a orelha mordida!
Quem mordeu o nosso cão?
Teria sido um leão?
Foi uma pulga saltitona
que lhe saltou para a mona!
Mas o cão não se importou
e logo a seguir se coçou,
a pulga caiu no chão
e foi morder outro cão!
-Mushu
Fonte : bloginfantil.blogspot.com
Liberdade
04:29
Biblioteca Cnsd

Ai que Prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada.Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
Sem edição original,
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as Danças...
Mas o melhor do mundo são as ciranças,
Flores, música, o luar e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
Fernando Pessoa
26 de janeiro de 2011
Ano Internacional das Florestas
10:23
Biblioteca Cnsd

A Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas, adotou a Resolução A/ RES/ 61/ 93 em 20 de dezembro, declarando o ano de 2011, como o Ano Internacional das Florestas.
O Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com o governo, organizações internacionais e grupos para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para gerações atual e futuras.
A Secretaria do UNFF - Fórum de Florestas das Nações Unidas, será o ponto focal para implementação do Ano Internacional das Florestas.
Fonte : UNFF - Rede SBS.
