"O essencial de nossa vida é que fique
em alguma parte o fruto de nossa bondade"
Madre Anastasie







Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores

A Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores funciona, desde 1965, atendendo a alunos, a professores e a funcionários, com o objetivo de promover a aquisição, a organização, a conservação e a divulgação das informações, proporcionando aos usuários novos conhecimentos e lhes dando suporte às atividades de ensino/pesquisa.

2leep.com

7 de maio de 2011

Homenagem ao Dia das Mães

           Manhê!

Antes do verbo veio a mãe
A essência da criação
Metade da semente
Coração de homem
Coração de mulher
Ninho de amor

Mãe
Dona da magia de dar à luz.
Luz da vida que perpetua
Luz que guia o caminho
Luz que desperta a emoção
Luz que aquece

O tempo passa
A vida é um fio
O relógio para
O escuro é infinito
Para sempre se vai a luz

Explosão de luz
Na memória da vida
Renasce a semente
Cheia de esperança
Para iluminar a nova vida.

Por: Eliana Aparecida Prata
       Érika Alvim
       Wanderson Raposa

21 de abril de 2011

Sexta-feira Santa


Todos os momentos temos Jesus no coração
Que esta semana santa seja a da adesão
Ao amor maior
Do discernimento do amor
Levando Paz e união
Que a humanidade olhe com mais atenção
A natureza que é lema da confraternização
Não pedimos por ela
Mas temos obrigação de cuidar dela


Fonte: www.luso-poemas.net

Madre Anastasie



Alexandrine Conduché é a fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Nascida em Compeyre, situada nas gargantas do Rio Tarn, França; de uma família muito pobre e de fé sólida, recebe uma educação escolar precoce e relativamente longa para a sua época: “ela era completa em tudo” relatam-nos as crônicas. Aos treze anos, para não mais permanecer ao encargo dos pais, ela sai de Compeyre e vai para o presbitério do seu tio Artières, em Tizac. O padre Artières, consciente das qualidade intelectuais da sua jovem sobrinha, decidiu abrir uma escola da qual se torna responsável. A competência de Alexandrine é logo reconhecida e devemos notar que, com um raro bom senso, ela sabe adaptar o seu ensinamento às necessidades dos seus alunos.
Muito sensível ao sofrimento, madre Anastasie não hesita em enviar, desde o início da fundação, Irmãs para visitar e cuidar dos doentes após as horas de aulas e, por vezes, uma irmã era encarregada dos doentes da paróquia, de dia e de noite.  As Irmãs aprendem assim a própria linguagem do Evangelho na qual o anúncio da Palavra é sempre acompanhada das palavras e gestos de bondade.

Feriado de Tiradentes


Apesar de hoje(21/04) ser feriado, você sabe porque é considerado feriado no nosso país? Na verdade, segundo uma pesquisa da PUC 58% dos brasileiros sabem que é feriado de Tiradentes mas não sabem, nem ao menos quem foi tal Tiradentes, se ele era dentista, ou se fazia dentaduras ou coisas assim.
Na verdade, Tiradentes ou Joaquim José da Silva Xavier foi um Martin brasileiro, que lutou pela inconfidência mineira, para libertar seu estado da tirania do reino português, e acabou sendo executado por querer a liberdade do país.
Depois de Tiradentes, vieram muito ativistas políticos que também lutaram pela liberdade do país, mas nenhum teve uma morte dão dolorosa quanto ele, que foi enforcado, esquartejado, e teve as partes de seu corpo expostas em postes na capital do império. Por isso, devemos lembrar que nesse dia, em 1792 um brasileiro morria para querer apenas liberdade para a nossa pátria.

8 de abril de 2011

Parabéns pelos 30 anos

Quem sabe o que que tem no bolo do Ziraldo?
Tem literatura, criatividade e alegria... tem cores, diversão e arte... tem amizade, histórias e amor...
No bolo do Ziraldo tem também muitas velinhas: são 78 dele, 50 da Turma do Pererê e 30 do Menino Maluquinho. Há muitos motivos para comemoração!

Conhecendo Ziraldo




Ziraldo Alves Pinto (Caratinga MG 1932). Desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador, jornalista e escritor. Apresenta seu primeiro desenho aos 7 anos de idade no jornal Folha de Minas, em 1939. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde colabora nos periódicos infantis Vida Infantil, Vida Juvenil e Sesinho e começa a publicar trabalhos na revista A Cigarra. Em 1952 ingressa na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e realiza trabalhos mensais na revista Era uma Vez. Em 1954, substitui o caricaturista Borjalo (1925 - 2004) no jornal Folha de Minas e colabora no jornalBinômio. Em 1957, muda-se para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, começa a trabalhar na  revista O Cruzeiro, onde, dois anos depois, cria o personagem Pererê. Com o sucesso desse personagem, a empresa O Cruzeiro passa a publicar uma revista mensal apenas com suas histórias. No ano de 1963, começa a trabalhar no Jornal do Brasil e, em 1964, na revista Pif-Paf, dirigida por Millôr Fernandes (1923). Em 1967, edita o suplemento dominicalCartum JS, do Jornal dos Sports. No ano seguinte, ganha destaque internacional, e tem seus desenhos publicados em revistas estrangeiras. Integra a equipe de fundadores do jornal O Pasquim, lançado em 1969. Desde então, dedica-se à publicação de livros infantis e, entre muitos títulos, destacam-se Flicts (1969), O Menino Maluquinho (1980) e O Bichinho da Maçã (1982). Em 1982 abandona a direção d'O Pasquim para dedicar-se principalmente à literatura infantil. Em 2002, começa a publicar um novo periódico chamado O Pasquim 21.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo

Contagem regressiva...

A leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos. Desperta o prazer, desenvolve o lúdico e o imaginário, enriquece o vocabulário, desenvolve a concentração, a paciência e o raciocínio. A descoberta de um novo mundo através da leitura faz com que o leitor busque novas leituras em ação contínua.
 Integre-se a nós – leia com seu(sua) filho(a), conte histórias, compre livros, troque livros... A leitura é um exercício prazeroso.
 No dia 09 de abril, os alunos de 1º aos 5º anos participarão de oficinas de leitura, coordenadas por professores  e mães convidadas. O escritor escolhido para a realização das oficinas foi Ziraldo e suas variadas obras.
Este evento é uma das estratégias do projeto de leitura: A construção do leitor: o enigma da leitura. As oficinas foram apresentadas aos alunos que escolheram por afinidade ou não.
Por: Eliana Prata, Coordenadora do EFI


I Encontro de Bibliotecas do Triângulo Mineiro

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães realizou hoje, dia 08/04/2011, o I Encontro de Bibliotecas do Triângulo Mineiro. E como não poderia faltar fomos prestigiar o evento.
Viviane, diretora da Biblioteca Pública Municipal, falou sobre a importância da leitura e de todo o trabalho desenvolvido dentro da biblioteca.


Maria Cury

Exposição de livros antigos

Matayoshi

Maria, Padre Prata, Rosângela

Bibliotur conhecendo área externa



Viviane, Tiago de melo, Rosângela, Maria, Adriana

A importância da leitura

"Imagine uma escola em que as crianças topam com um livro a toda a hora. Quando querem procurar algo para fazer, lá estão os exemplares, disponíveis. Se é hora de procurar informações, também estão eles lá, como opções. Para incentivar a escrita, contar histórias, eles são as estrelas. E aqui, estamos falando de literatura: uma história que faça o leitor viajar, encontrar com medos, ver suas dúvidas, dar muita risada, descobrir o mundo. E treinar muito, claro, sua capacidade de leitura, de entendimento, de prazer com o livro. 
Crianças que convivem em ambientes de leitores e para as quais adultos lêem com freqüência, interessam-se mais pela leitura e desenvolvem-se com maior facilidade nesta área." 

Fonte: revistacrescer.globo.com

21 de março de 2011

Nina, amiga da água.

Dia Mundial da Água: 22 de março

         No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
         O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).
          E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 

18 de março de 2011

15 de março: Dia da Escola

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.

Autor: Juscelino Tanaka



7 de março de 2011

O carnaval também chegou na Biblioteca




ABRE ALAS



Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

                            Composição: Chiquinha Gonzaga, 1899


 Carnaval  

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


   História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.






Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

1 de março de 2011

Palestra sobre o Mascate de Gado Zebu



Na manhã de segunda-feira (28/02), os 7º anos do CNSD tiveram a oportunidade de receber o pai da nossa diretora Marta. Sr. Olegário Tibery de Queiroz, que veio contar a sua história e vivência como “Mascate de Gado Zebu” pela nossa região e por outros estados do país.
Ele contou aos alunos como era o negócio de compra e venda de animais, os primeiros leilões, as primeiras exposições de gado em Uberaba e que os animais eram transportados até às fazendas no lombo de burros e em comitivas que cruzavam o sertão por dias e até meses.
Sr. Olegário relatou episódios da história de Uberaba, fatos que ele presenciou ou que tomou conhecimento, falou  sobre as primeiras raças zebuínas que foram trazidas para nossa cidade e região e quem foram os pioneiros na criação.
Sua história de vida comoveu os alunos e alguns tiveram a oportunidade de conhecê-lo já que ouviram falar dele por seus avós. Foi um momento muito especial onde um personagem da nossa cidade trouxe acontecimentos que não estão ainda nos livros mas que fez parte do cotidiano da nossa história.
Este encontro faz parte do Projeto: Redescobrindo a História de Uberaba que tem como tema de 2011: O Zebu na História de Uberaba, o pioneirismo da criação de gado zebuíno no Brasil, e em especial em Uberaba.




Parabéns Uberaba pelos 191 anos

" Os nossos melhores dias estão à nossa frente..."


28 de fevereiro de 2011

The Neverending Story/ A história sem fim

Bastian (Barret Oliver, de Cocoon) é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, o garoto briga na escola, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo "Nada".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_NeverEnding_Story



Sucesso: 3ª Série do Ensino Médio/2010

O sucesso são daqueles que batalham, e com toda certeza vocês são merecedores deste sucesso.
As suas conquistas irão impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.
Merecidamente venceram e hoje os aplausos são todos para vocês!
Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

Parabéns e muito sucesso!

Zé Carioca e seu carnaval

Zé Carioca teria sido criado pelo próprio Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel. O desenhista disse que amou tanto o Rio de Janeiro, que tinha que deixar um presente para os cariocas. Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, é um elo entre a Walt Disney World e o Brasil.
Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido e festeiro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Acesse: Zé Carioca e seu carnaval | Papéis de parede Ze Carioca Infantil, fotos, imagens e wallpaper é no WALLDESK

23 de fevereiro de 2011

Se você já viu o filme, venha ler o livro

A Saga Crepúsculo é o novo fenômeno do cinema. Baseada na série de livros escrita por Stephenie Meyer, a Saga terá um total de cinco filmes. Os três primeiros – Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse – foram lançados entre 2008 e 2010 e fizeram um enorme sucesso nos cinemas. Já a história de Amanhcer, o último volume da série, será dividia em dois filmes.
Os filmes da Saga Crepúsculo são estrelados por Kristen Stewart, que interpreta Bella Swan; Robert Pattinson, que vive o vampiro Edward Cullen; e Taylor Lautner, no papel do lobisomem Jacob Black. Outros atores de destaque que estão presentes nos filmes são Ashley Greene, Nikki Reed e Kellan Lutz, como Alice, Rosalie e Emmett Cullen, respectivamente.

 

Sinopse de Crepúsculo


 Na história de Crepúsculo, a jovem Bella Swan se muda para a fria cidade de Forks para morar com o pai. Lá, ela se apaixona pelo misterioso Edward Cullen. Mais tarde, ela descobre que ele faz parte de uma família de vampiros. Ainda assim, eles começam a viver um romance, que é ameaçado quando vampiros
inimigos dos Cullen chegam à cidade atrás de Bella.




 

Sinopse de Lua Nova

Em Lua Nova, Edward abandona Bella por medo de machucá-la. Desolada com a partida dele, ela se aproxima cada vez mais de seu amigo Jacob Black. Os dois ficam muito próximos mas, quando ele passa a evitá-la, ela o confronta e descobre que ele é um lobisomem. Além disso, um mal entendido fará com que Bella precise ir até a Itália salvar a vida de Edward.





Sinopse de Eclipse

Em Eclipse, Bella precisa tomar uma grande decisão: casar-se com Edward e ser transformada em vampira ou continuar humana e ficar com Jacob, por quem começou a sentir um pouco mais do que amizade. Mas, quando a vida de Bella é ameaçada por Victoria, que deseja se vingar de Edward, vampiros e lobosimens precisarão se unir pela primeira vez para salvar a garota.










Sinopse de Amanhecer

Em Amanhecer, Bella e Edward finalmente se casam e vão para lua de mel na ilha de Esme, na costa do Rio de Janeiro. Após algum tempo, Bella fica grávida de um meio-vampiro, o que todos achavam ser impossível. Sam, o líder do bando de lobisomens, e os Volturi, antigo clã de vampiros, vêem a criança como uma ameaça e decidem destruí-la. Assim, a família Cullen e Jacob precisarão se unir mais uma vez para tentar salvar a vida de Bella e do bebê.



Por que o sol é amarelo?

O sol é uma estrela e as cores das estrela mudam de acordo com sua temperatura. As mais quentes são mais azuladas e as mais frias, avermelhadas. O sol tem temperatura aproximada de 5.800 graus Celsius e não está nem entre as estrelas maisquentes nem entre as mais frias. Na Terra, vemos o sol com diferentes tonalidades ao longo do dia porque a atmosfera filtra os raios, separando as cores que formam a luz solar.

Fonte: Revista Recreio nº 418

21 de fevereiro de 2011

"Viagem no tempo por meio de objetos, materiais e memórias das Dominicanas na História de Uberaba"

Projeto: Redescobrindo a História de Uberaba

Tema de 2011: O Zebu na História de Uberaba

O pioneirismo da criação de gado zebuíno no Brasil, e em especial em Uberaba, são alguns dos aspectos do estudo que está sendo desenvolvido com os alunos dos 7º e 8º anos do CNSD neste bimestre.
A temática faz parte do Projeto Redescobrindo a História de Uberaba, que está sendo coordenado pela professora Luzia Maria.

A introdução de gado zebu foi contextualizado com uma aula teórica e uma visita ao Museu da Capela com os alunos dos 7º anos.

Estão previstos para as próximas semanas: palestras com um mascate de gado, um pecuarista que comercializa gado, aulas de coleta de dados em sites de busca e em livros históricos na Biblioteca CNSD, sínteses no Laboratório de Informática. A culminância do projeto será uma visita ao Museu do Zebu e uma Mostra Fotográfica na Biblioteca.
Aguardem novas informações.




 
Desenvolvido por Thaís Franco