7 de maio de 2011
Homenagem ao Dia das Mães
21 de abril de 2011
Sexta-feira Santa
Que esta semana santa seja a da adesão
Ao amor maior
Do discernimento do amor
Levando Paz e união
Que a humanidade olhe com mais atenção
A natureza que é lema da confraternização
Não pedimos por ela
Mas temos obrigação de cuidar dela
Fonte: www.luso-poemas.net
Madre Anastasie
Muito sensível ao sofrimento, madre Anastasie não hesita em enviar, desde o início da fundação, Irmãs para visitar e cuidar dos doentes após as horas de aulas e, por vezes, uma irmã era encarregada dos doentes da paróquia, de dia e de noite. As Irmãs aprendem assim a própria linguagem do Evangelho na qual o anúncio da Palavra é sempre acompanhada das palavras e gestos de bondade.
Feriado de Tiradentes
8 de abril de 2011
Parabéns pelos 30 anos
Conhecendo Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto (Caratinga MG 1932). Desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador, jornalista e escritor. Apresenta seu primeiro desenho aos 7 anos de idade no jornal Folha de Minas, em 1939. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde colabora nos periódicos infantis Vida Infantil, Vida Juvenil e Sesinho e começa a publicar trabalhos na revista A Cigarra. Em 1952 ingressa na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e realiza trabalhos mensais na revista Era uma Vez. Em 1954, substitui o caricaturista Borjalo (1925 - 2004) no jornal Folha de Minas e colabora no jornalBinômio. Em 1957, muda-se para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, começa a trabalhar na revista O Cruzeiro, onde, dois anos depois, cria o personagem Pererê. Com o sucesso desse personagem, a empresa O Cruzeiro passa a publicar uma revista mensal apenas com suas histórias. No ano de 1963, começa a trabalhar no Jornal do Brasil e, em 1964, na revista Pif-Paf, dirigida por Millôr Fernandes (1923). Em 1967, edita o suplemento dominicalCartum JS, do Jornal dos Sports. No ano seguinte, ganha destaque internacional, e tem seus desenhos publicados em revistas estrangeiras. Integra a equipe de fundadores do jornal O Pasquim, lançado em 1969. Desde então, dedica-se à publicação de livros infantis e, entre muitos títulos, destacam-se Flicts (1969), O Menino Maluquinho (1980) e O Bichinho da Maçã (1982). Em 1982 abandona a direção d'O Pasquim para dedicar-se principalmente à literatura infantil. Em 2002, começa a publicar um novo periódico chamado O Pasquim 21.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo
Contagem regressiva...
Por: Eliana Prata, Coordenadora do EFI
I Encontro de Bibliotecas do Triângulo Mineiro
Maria Cury |
Exposição de livros antigos |
Matayoshi |
Maria, Padre Prata, Rosângela |
Bibliotur conhecendo área externa |
Viviane, Tiago de melo, Rosângela, Maria, Adriana |
A importância da leitura
Crianças que convivem em ambientes de leitores e para as quais adultos lêem com freqüência, interessam-se mais pela leitura e desenvolvem-se com maior facilidade nesta área."
21 de março de 2011
Dia Mundial da Água: 22 de março
18 de março de 2011
15 de março: Dia da Escola
7 de março de 2011
O carnaval também chegou na Biblioteca
Composição: Chiquinha Gonzaga, 1899
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/
1 de março de 2011
Palestra sobre o Mascate de Gado Zebu
Na manhã de segunda-feira (28/02), os 7º anos do CNSD tiveram a oportunidade de receber o pai da nossa diretora Marta. Sr. Olegário Tibery de Queiroz, que veio contar a sua história e vivência como “Mascate de Gado Zebu” pela nossa região e por outros estados do país.
28 de fevereiro de 2011
The Neverending Story/ A história sem fim
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_NeverEnding_Story
Sucesso: 3ª Série do Ensino Médio/2010
Zé Carioca e seu carnaval
Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido e festeiro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Acesse: Zé Carioca e seu carnaval | Papéis de parede Ze Carioca Infantil, fotos, imagens e wallpaper é no WALLDESK
23 de fevereiro de 2011
Se você já viu o filme, venha ler o livro
Sinopse de Crepúsculo
Sinopse de Lua Nova
Sinopse de Eclipse
Sinopse de Amanhecer
Por que o sol é amarelo?
21 de fevereiro de 2011
"Viagem no tempo por meio de objetos, materiais e memórias das Dominicanas na História de Uberaba"
Categorias
- Arte (1)
- Atividades (1)
- Curiosidades (6)
- Homenagens (2)
- Livros/ Filmes (2)
- Notícias (8)
- Poesia (4)
- Sala de Expressões (1)
- Vestibular (1)
Seguidores
Pensamentos
"O leitor é a própria razão de ser de toda a biblioteca, sem sua presença, a função desta ficaria reduzida a um mero depósito de livros." Gaston Litton
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
Immanuel Kant
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." Ziraldo
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
"Para a crianças, tudo é grandioso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, o pulo do gafanhoto, uma pipa no céu, um pião na terra, coisas que os eruditos não veem." Rubem Alves
"No fim tudo dá certo, se nao deu certo é porque ainda não chegou ao fim.'' Fernando Sabino