"O essencial de nossa vida é que fique
em alguma parte o fruto de nossa bondade"
Madre Anastasie







2leep.com

1 de março de 2011

Palestra sobre o Mascate de Gado Zebu



Na manhã de segunda-feira (28/02), os 7º anos do CNSD tiveram a oportunidade de receber o pai da nossa diretora Marta. Sr. Olegário Tibery de Queiroz, que veio contar a sua história e vivência como “Mascate de Gado Zebu” pela nossa região e por outros estados do país.
Ele contou aos alunos como era o negócio de compra e venda de animais, os primeiros leilões, as primeiras exposições de gado em Uberaba e que os animais eram transportados até às fazendas no lombo de burros e em comitivas que cruzavam o sertão por dias e até meses.
Sr. Olegário relatou episódios da história de Uberaba, fatos que ele presenciou ou que tomou conhecimento, falou  sobre as primeiras raças zebuínas que foram trazidas para nossa cidade e região e quem foram os pioneiros na criação.
Sua história de vida comoveu os alunos e alguns tiveram a oportunidade de conhecê-lo já que ouviram falar dele por seus avós. Foi um momento muito especial onde um personagem da nossa cidade trouxe acontecimentos que não estão ainda nos livros mas que fez parte do cotidiano da nossa história.
Este encontro faz parte do Projeto: Redescobrindo a História de Uberaba que tem como tema de 2011: O Zebu na História de Uberaba, o pioneirismo da criação de gado zebuíno no Brasil, e em especial em Uberaba.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Thaís Franco