"O essencial de nossa vida é que fique
em alguma parte o fruto de nossa bondade"
Madre Anastasie







Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores

A Biblioteca do Colégio Nossa Senhora das Dores funciona, desde 1965, atendendo a alunos, a professores e a funcionários, com o objetivo de promover a aquisição, a organização, a conservação e a divulgação das informações, proporcionando aos usuários novos conhecimentos e lhes dando suporte às atividades de ensino/pesquisa.

2leep.com

21 de março de 2011

Nina, amiga da água.

Dia Mundial da Água: 22 de março

         No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
         O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).
          E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 

18 de março de 2011

15 de março: Dia da Escola

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.

Autor: Juscelino Tanaka



7 de março de 2011

O carnaval também chegou na Biblioteca




ABRE ALAS



Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

                            Composição: Chiquinha Gonzaga, 1899


 Carnaval  

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


   História do Carnaval 

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.






Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

1 de março de 2011

Palestra sobre o Mascate de Gado Zebu



Na manhã de segunda-feira (28/02), os 7º anos do CNSD tiveram a oportunidade de receber o pai da nossa diretora Marta. Sr. Olegário Tibery de Queiroz, que veio contar a sua história e vivência como “Mascate de Gado Zebu” pela nossa região e por outros estados do país.
Ele contou aos alunos como era o negócio de compra e venda de animais, os primeiros leilões, as primeiras exposições de gado em Uberaba e que os animais eram transportados até às fazendas no lombo de burros e em comitivas que cruzavam o sertão por dias e até meses.
Sr. Olegário relatou episódios da história de Uberaba, fatos que ele presenciou ou que tomou conhecimento, falou  sobre as primeiras raças zebuínas que foram trazidas para nossa cidade e região e quem foram os pioneiros na criação.
Sua história de vida comoveu os alunos e alguns tiveram a oportunidade de conhecê-lo já que ouviram falar dele por seus avós. Foi um momento muito especial onde um personagem da nossa cidade trouxe acontecimentos que não estão ainda nos livros mas que fez parte do cotidiano da nossa história.
Este encontro faz parte do Projeto: Redescobrindo a História de Uberaba que tem como tema de 2011: O Zebu na História de Uberaba, o pioneirismo da criação de gado zebuíno no Brasil, e em especial em Uberaba.




Parabéns Uberaba pelos 191 anos

" Os nossos melhores dias estão à nossa frente..."


 
Desenvolvido por Thaís Franco